“COMPANHEIROS DE VIAGEM”

31590546228_3af5c620bf_kOK, chega. O Brasil não vai sair desse inferno de desentendimento sem visões positivas para o futuro.

Estamos perdendo um tempo precioso em que poderíamos estar todos trabalhando por um futuro melhor compartilhado. (*Sei que eh difícil pensar num futuro compartilhado com gente que vota no inominável. Mas não há alternativa.)

Somente pensando em futuros possíveis, desejáveis e compartilhados poderemos sair dessa enrascada. O Bosto vai passar!

Perdoem se eu parecer ingênuo. Isso eh somente um exercício de “pensamento lateral”, para sair desse estado mental de derrota e pessimismo. Vou enumerar dez objetivos que eu gostaria que QUALQUER governante, de qualquer convicção politica, perseguisse. Veja bem, são coisas simples, que independem do sujeito ser de direita ou esquerda, mas que qualquer ser humano normal concordaria (*sei não eh o caso):

1. Eu quero um Brasil onde todas as crianças possam ir a uma escola de qualidade SOZINHAS a pé, ou de bicicleta, como acontece por aqui. (Ou seja, vocês vêm que para isso ser uma realidade, precisamos de cidades seguras e caminháveis. Os meus outros objetivos são semelhantes nessa estratégia).

2. Eu quero um Brasil onde velhas e velhos tenham mobilidade pela cidade ou no campo, e que possam se encontrar nos parques e nas praias.

3. Eu quero um Brasil onde toda brasileira/o tenha acesso a um financiamento para conseguir construir ou comprar uma moradia decente. E se não for possível, acesso a uma moradia fornecida/alugada pelo governo da sua cidade.

4. Eu quero um Brasil onde todas as mulheres tenham o direito de decidir se querem ter sexo ou não, com quem, e quando, e sejam protegidas de qualquer violência ou coação sexual. E que essa liberdade se estenda à liberdade de escolher ter filhos ou não, com quem e quando.

5. Eu quero um Brasil onde todos os povos indígenas tenham a sua cultura, liberdade e direitos celebrados e apreciados inclusive o direito de continuar morando onde seus ancestrais moraram durante milênios.

6. Eu quero um Brasil onde as crianças negras tenham as mesmas oportunidades que as crianças brancas. Ou seja, escola, atendimento medico, cuidado e acesso ao verde e a cultura.

7. Eu quero um Brasil onde jovens negros tenham confiança numa policia democrática, instruída, que tenha o sentido de serviço ao público, e que essa policia nao precise carregar armas (sonhar não custa! Estou sendo radical!).

8. Eu quero um Brasil onde os rios, as praias, as arvores e os animais tenham direitos como os seres humanos, ou seja, que não sejam vistos como recursos, mas como companheiros de viagem.

9. Eu quero um Brasil onde todo homem ou mulher gay, onde todo transexual, onde qualquer um possa caminhar na rua de mãos dadas com aquele ou aquela que ama.

10. Eu quero um Brasil onde haja mais que tolerância pelo diferente, mas também respeito e apreço pelo que nos faz humanos e diversos, e onde a religião de cada um seja praticada livremente em privado e nunca interfira na vida pública.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s