“DESAMIGO”

 

45465467401_980c0a8bda_kAcabei de desamigar uma pessoa que declarou voto no inominável. Eu não disse nada, apenas desamiguei.

Era uma pessoa idônea, intelectual, liberal (achava que era de esquerda, mas no post ele explicou que não). No post ele explicava que os outros candidatos não lhe haviam deixado alternativa, que o programa do governo do coiso era bom (???) e que as bravatas dele não tinham consequência: são apenas o jeito de falar de “tiozão” militar.

Coincidentemente, muita gente que votou no Trump usou o mesmo argumento.

Parece que essas pessoas nunca estiveram do lado de cá da opressão, nunca sofreram bullying, nunca foram humilhados, ignorados ou hostilizados por serem quem são, nunca tiveram dificuldades, nunca usaram serviços do governo, nunca frequentaram escola pública. É fácil para essas pessoas dizerem “o que ele fala não importa”, “importa é o programa de governo” e o que o candidato “fará pela economia”.

Não é verdade. O que um governante ou pessoa pública diz importa sim. Sua fala legitima comportamentos, chancela maneiras de pensar e de enxergar o outro, sem falar nas políticas públicas que sairão daquela cabeça doente e torturada. Para mim, votar no Bozo é uma falha de caráter imperdoável. Fico triste.

Eu só conheço a tal pessoa através do Facebook. Sei que a discussão aqui é distorcida. Ninguém realmente poderia ter antecipado o efeito que as redes sociais teriam nos discursos de ódio e intolerância, e na guinada à extrema direita que a política no mundo todo parece dar. O Brasil não é exceção.

Triste em ver meu país ir por água abaixo, triste ver pessoas queridas comprando esse discurso do ódio. Nós seres humanos temos a capacidade para tudo, para a beleza e para o horror, para construir e para destruir, para odiar e para amar. Eu prefiro estar entre aqueles que ajudam, que constroem e que amam. Não acerto sempre, erro muito, mas jamais serei culpado por divulgar o ódio e a intolerância, por que o candidato X prometeu alíquota X para os impostos da classe média. O mundo é maior do que isso.

Me perdoem, mas votar no coisa eh uma falha moral sem perdão nem explicação.

Se você está pensando em votar no Bozo, procure ajuda. Há algo errado em como vc vê o mundo, em como você vê as pessoas que são diferentes de você.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s