Comunismo X Nazismo (in Portuguese)

 

13307376_1357998410883311_6029565626936603609_n

 

No Brasil, símbolos do nazismo são proibidos por lei. Deveríamos então também proibir a foice e o martelo?

Ai ai ai, vocês conhecem aquele ditado: dou um boi para não entrar numa briga? Pois bem, tentarei dar o boi.

Mas acho que falta um pouco de aula de história para entender a diferença entre nazismo (uma ideologia que pregava a superioridade racial e o extermínio dos “inferiores”) e o comunismo (uma ideologia que pregava a socialização dos meios de produção). Claro que sob o comunismo existiram ditaduras sanguinárias, assim como sob o capitalismo. Em nome do capitalismo também se cometeram e cometem atrocidades. Ou seja, capitalismo e comunismo são dois sistemas de crenças e valores que têm um impacto em como o Estado e a sociedade lidam com a propriedade.

Então, capitalismo e comunismo são “equivalentes”, por assim dizer, ainda que opostos. O nazismo eh uma ideologia sobre superioridade racial e cultural dos povos germânicos. Com certeza houve outras ideologias semelhantes, como o apartheid na Africa do Sul e, de uma certa maneira, o sistema de castas na India. O racismo que existe no Brasil é uma vertente dessa ideologia da superioridade racial dos brancos.

Como eu dizia, em nome do comunismo se praticaram atrocidades, assim como se praticaram e se praticam atrocidades em nome do capitalismo, do livre mercado, etc. Em tempo, liberdade e livre mercado não são a mesma coisa. Capitalismo e democracia liberal também não são a mesma coisa.

Numa democracia, há três forcas em ação: liberdade, fraternidade e igualdade. (Pois é, esse não é soh um lema bonito da revolução francesa!!!). A Liberdade eh enfatizada pela direita, que acredita que o protagonismo de tudo eh do indivíduo. Aqui cabem os conceitos de liberdade de expressão, de associação e de culto, por exemplo. Para alguns, também aqui esta a liberdade de possuir propriedade (mas isso eh polêmico).

A Fraternidade é enfatizada pela esquerda, que acredita que o protagonismo é ou deveria ser do coletivo, ou seja, do Estado. Aqui estão as ideias de assistência social, de pagar imposto que eh redistribuído em forma de serviços e infraestruturas, de sistemas de educação e saúde para todos, etc. Como você pode perceber, não se pode ter liberdade infinita quando se tem fraternidade e vice versa. Se você tem uma propriedade, numa democracia liberal, também tem de pagar impostos para devolver à sociedade os ganhos que vc teve com o produto da ação coletiva (por exemplo, as ruas de uma cidade são construídas pelo poder publico e beneficiam a sua propriedade, criando acessibilidade. Eh natural que vc pague impostos sobre a valorização que a sua propriedade tem graças à ação coletiva. E claro que esses impostos não deveriam coibir o seu usufruto da sua propriedade).

As duas ideias cabem dentro de uma democracia!

Finalmente, Igualdade, para os iluministas, não se referia a igualdade econômica (eles não achavam que todo mundo deveria ter a mesma capacidade econômica) mas igualdade perante a lei e o Estado, ou seja, o Estado de direito eh o mesmo para TODOS (não soh os privilegiados). Numa democracia liberal, a liberdade do indivíduo eh amparada pela ação coletiva, ou seja, voce soh pode ser livre se tiver suas necessidades básicas atendidas, ou seja, ninguém pode ser livre estiver passando fome, por exemplo, Aqui cabem todas as considerações sobre desigualdade social: numa sociedade extremamente desigual, existem distorções irreparáveis que danificam essa relação entre liberdade e fraternidade.

Pensando assim, vc descobre que direita e esquerda, indivíduo e coletivo, fazem parte do mesmo sistema, e devem estar em permanente tensão para que funcionem direito. Ou seja, precisamos de liberdade e fraternidade, reguladas pela igualdade perante o estado de direito.

O que algumas ditaduras comunistas quiseram fazer foi eliminar essa tensão, eliminando o elemento de liberdade. Agora, esperemos que o capitalismo selvagem, tão bem representado por um setor histérico da sociedade brasileira, não tente eliminar também o elemento de fraternidade que deve existir em qualquer estado democrático.

No fundo, eh isso que eles querem que você acredite: que qualquer elemento de fraternidade eh criminoso (como os comunistas em alguns países, acreditavam que qualquer elemento de liberdade é criminoso). Ou seja, estamos caindo no mesmo erro, o que vai fazer o capitalismo insuportável e tão tirânico como o comunismo ditatorial, pois nos dois o elemento de igualdade perante a lei se perde.

Olha soh, eu tenho uma apresentação sobre isso: https://www.slideshare.net/robrocco/democratic-values-in-planning

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s